A Tecnologia da Informação deixou de ser uma área-meio das organizações — e já possuía um papel central nos modelos de negócio de quase todo tipo de empresa mesmo antes da pandemia. Sob tal cenário, o Outsourcing de TI tornou-se um grande aliado.

Afinal, há grande demanda — em especial desde que entramos na jornada conhecida como transformação digital —, e as áreas de TI têm enfrentado dificuldades para alinhar sua estrutura e recursos internos.

Além disso, a pandemia impôs a necessidade de acelerar essa jornada digital para garantir acesso ao consumidor, vendas, entregas e fidelização por meio de canais digitais e da digitalização de processos.

E o resultado é uma necessidade ainda maior de projetos e serviços de Tecnologia da Informação, além de equipes mais atualizadas e experimentadas quanto às tendências tecnológicas e abordagens digitais, para não atrasar a evolução dos negócios.

Nesse contexto de aceleração da inovação e da digitalização dos processos, a busca por profissionais de TI vem se tornando um desafio cada vez maior. Uma estratégia de Outsourcing de TI é, portanto, fundamental para garantir recursos no time to market necessário e com o perfil, qualificação e experiência exigidos.

Oito vantagens do Outsourcing de TI

Na Terceirização de TI, as atividades e serviços são concentradas nas mãos de profissionais treinados e sob o suporte, caso o parceiro seja contratado com critério, de uma empresa com grande background em Serviços de TI e na gestão de recursos humanos especializados. O modelo traz inúmeras vantagens — como, por exemplo:

  1. Contratações sob demanda

    O modelo de Outsourcing de TI permite incorporar profissionais para cobrir demandas por curtos períodos — ou trazer profissionais específicos por períodos pré-definidos pelo projeto. Ou seja, a empresa contratante pode contar com um especialista de determinado nível ou especialidade somente quando for necessário.

  2. Gestão especializada

    Alguns modelos de Outsourcing de TI e alocação de profissionais dispõem de equipes dedicadas no pós-venda. Ao contrário do RH interno, que precisa lidar com diversas necessidades, o “outsourcer” conta com equipes de gestão de pessoal focadas e experientes para lidar com as demandas e os profissionais de TI.

  3. Mais flexibilidade para execução das demandas

    Atualmente existem diversos modelos de terceirização de TI, a saber: alocação de mão-de-obra (também conhecida como Bodyshop), Outsourcing (equipes terceirizadas sob gestão do parceiro ou com a gestão compartilhada) e Fábrica de Software (quando as equipes estão fora da empresa). Isso significa que há diversos formatos para solucionar as demandas de TI, ou seja, é possível analisar as necessidades do negócio e escolher um modelo que se encaixe ao projeto em questão e ao momento do contratante.

  4. Acesso mais fácil a profissionais mais qualificados

    Uma empresa experimentada e especializada de Outsourcing de TI conta com um banco de talentos extenso e diversificado para atender às demandas do mercado. É o caminho mais fácil para encontrar profissionais com conhecimentos específicos, certificações e vivências de acordo com as características, demandas e necessidades da área de TI.

  5. Agilidade nas contratações
    Pelas mesmas razões descritas acima, um parceiro de Terceirização de TI é mais rápido para identificar os profissionais que a empresa demandante procura. Os processos internos de recrutamento e seleção exigem, naturalmente, ciclos maiores para a contratação desses profissionais — o que pode significar atrasos nas entregas de TI fundamentais para os negócios.
  6. Foco no core business
    Ao contar com um parceiro de Outsourcing de TI, a empresa pode resolver mais facilmente a demanda de recursos para as necessidades de TI. É possível, ainda, focar os colaboradores nas atividades-fim da organização, no trabalho mais analítico e estratégico que vai fundamentar a evolução do modelo de negócio, na revisão e digitalização de processos e nas próximas demandas de TI.
  7. Mais inovação
    Com colaboradores mais dedicados à estratégia de negócio e ao “analytics” das iniciativas de TI — além de um parceiro que agrega experts em tecnologias —, o processo de inovação ganha potencial para criar novas ferramentas, desenvolver ideias diferentes e imprimir o ritmo de transformação que a empresa necessita para manter sua competitividade.
  8. Redução de custos
    A Terceirização de TI dispensa gastos com busca e atração de talentos e processos de seleção e contratação — além de eliminar despesas com capacitação e custos indesejáveis de contratações equivocadas. E, a depender do parceiro e do modelo de terceirização que sua empresa escolher, os custos com a gestão do pessoal também são reduzidos. Os gestores de TI, assim, passam a se concentrar na organização das demandas e em “quality assurance”.

A Tecnologia da Informação tornou-se fundamental para, virtualmente, todo tipo de negócio — e ganhou complexidade. Agora, está envolvida na manutenção de legados, no desenvolvimento e sustentação de canais de venda e no processo de inovação. O Outsourcing de TI vem, portanto, se fortalecendo como resposta aos desafios de captação de talentos para as demandas de TI com agilidade, qualidade e redução de custos.