Atualmente, a Inteligência Artificial (IA) está presente em quase todos os setores e suas aplicações são praticamente ilimitadas. E a expectativa é de adoção cada vez maior, principalmente através da IA Generativa, que produz textos, fotos, vídeos e até mesmo outros sistemas de computador.

Inovação e estratégia

Essa tendência, naturalmente, reflete nos processos de inovação em empresas e organizações. Além de automatizar processos e executar tarefas operacionais, as ferramentas de IA analisam grandes volumes de dados, estruturam planos de negócios e, ainda, criam conceitos visuais em segundos. Segundo pesquisa recente da Gartner, 70% das organizações estão explorando novas formas de integrar a IA em suas operações — e 19% já se encontram em fase de teste ou produção.

Neste artigo, apresentamos oito benefícios proporcionados pela utilização de IA nos processos de inovação corporativa:

Automação de tarefas

A IA possibilita a automação de processos e tarefas repetitivas, de baixo valor agregado. E, desse modo, permite que os colaboradores se concentrem em atividades mais estratégicas e criativas. Alguns exemplos:

  • Automação de Processos Robóticos (Robotic Process Automation em inglês, ou RPA), cujos bots processam grandes volumes de dados simultaneamente, agilizando o processamento das informações e proporcionando resultados mais rápidos e precisos;
  • Chatbots e assistentes virtuais, que otimizam o atendimento ao fornecer respostas rápidas, objetivas e precisas às perguntas dos clientes.

 Análise de dados (data analytics)

A capacidade de analisar grandes volumes de dados, além de identificar padrões e insights, é outra característica da Inteligência Artificial. As organizações podem, assim, estruturar sua tomada de decisões dados confiáveis, disponibilizados em tempo real. Entre os modelos de análise de dados, é possível citar:

  • Análise preditiva, que utiliza dados históricos para prever tendências e o comportamento dos consumidores no futuro;
  • Business Intelligence (BI), no qual as ferramentas de IA aprimoram a estratégia do negócio por meio da transformação de dados brutos em insights acionáveis.

Personalização de produtos e serviços

Um estudo realizado pela Zendesk indicou que 74% dos clientes acreditam que a IA melhora a eficiência do atendimento ao cliente — e um dos principais fatores associados a essa percepção é a personalização de produtos e serviços. Graças à IA, é possível personalizar produtos e serviços, adaptando-os às necessidades individuais dos clientes, melhorando consideravelmente sua experiência e tornando-os mais fiéis à marca. Dois exemplos:

  • Recomendações personalizadas, nas quais a IA sugere produtos e serviços com base no histórico de compras e preferências dos clientes;
  • Marketing personalizado, cujas campanhas de produtos ou serviços, entre outras, são ajustadas para atender às preferências e comportamentos individuais dos consumidores.

Desenvolvimento de novos produtos e serviços

A IA acelera, com eficácia, todo o ciclo de desenvolvimento de novos produtos e serviços, da concepção ao lançamento no mercado, por meio de:

  • Design generativo, que utiliza algoritmos de IA para criar múltiplas versões de um produto, além de otimizar o design com base em parâmetros como desempenho, custo e materiais. Os profissionais envolvidos podem, assim, testar diferentes abordagens rapidamente e escolher as soluções mais viáveis;
  • Testes e simulações, nos quais a IA acelera o time-to-market ao replicar condições reais, em ambiente virtual, para testar novos produtos — reduzindo, assim, a necessidade de protótipos físicos e possibilitando a realização contínua dos ajustes e melhorias necessárias, com grande economia de tempo e recursos.

Eficiência operacional e redução de custos

Outro grande benefício proporcionado pela Inteligência Artificial aos processos de inovação em empresas é o aumento da eficiência operacional — além da consequente redução de custos. Tais vantagens podem ser obtida por meio de estratégias como:

  • Manutenção preditiva por meio de sensores equipados com IA, que monitoram equipamentos em tempo real, para prever falhas antes que ocorram e, consequentemente, reduzir o tempo de inatividade;
  • Gestão de cadeia de suprimentos, na qual a IA aprimora o gerenciamento de estoques e realiza previsões de demanda e logística, otimizando a área de supply chain de ponta a ponta.

Novos modelos de negócio

Outro reflexo da utilização da IA nos processos de inovação em empresas e organizações é a criação de novos (e disruptivos) modelos de negócio, que possibilitam uma entrega de valor diferenciada ao cliente. É o caso de:

  • Serviços financeiros automatizados em plataformas como a Robinhood, que utilizam IA para oferecer trading e análises de mercado em tempo real a investidores;
  • Plataformas de recrutamento inteligente como HireVue e a Pymetrics, que analisam vídeos de entrevistas e avaliações comportamentais de candidatos a determinado cargo em uma organização por meio de IA.

Experiência do cliente

A IA vem revolucionando a experiência do cliente, tornando as interações mais personalizadas, inteligentes, eficientes e proativas. Aprimorar o atendimento dos consumidores significa aumentar sua satisfação com a marca e, principalmente, garantir sua fidelização. Entre as estratégias que proporcionam experiências melhores ao cliente, destacam-se:

  • Atendimento automatizado, com chatbots e assistentes virtuais que fornecem suporte ininterrupto, 24 horas por dia, sete dias por semana, ao consumidor;
  • Análise de Feedbacks em tempo real e melhoria contínua por meio de ferramentas de IA, a fim realizar ajustes rápidos e aprimorar produtos e serviços.

Segurança e gestão de riscos cibernéticos

A integração de Inteligência Artificial aos processos de segurança e gestão de riscos cibernéticos permite detectar, prevenir e responder a ameaças a dados, infraestruturas e operações automaticamente e em tempo real. Em meio aos métodos pelos quais essa tecnologia vem impulsionando a inovação nessa área, é possível citar:

  • Detecção e prevenção de ameaças por meio de ferramentas de Inteligência Artificial que monitoram redes e sistemas 24 horas por dia, sete dias por semana, identificando comportamentos incomuns que indiquem um possível risco para permitir uma resposta imediata e eficaz a eventuais incidentes;
  • Treinamento de equipes, com programas personalizados para colaboradores desenvolvidos por IA, além de simulações de ataques para ajudá-los a identificar e evitar ameaças cibernéticas. Outra estratégia nesse sentido é proporcionar suporte aos funcionários em tempo real, por meio de assistentes virtuais que respondam às dúvidas quanto às práticas de segurança e forneçam orientações sobre como agir em tais situações.

Conclusão:

O futuro da inovação corporativa está intrinsecamente ligado à evolução contínua da Inteligência Artificial. Afinal, a integração de competências humanas — como criatividade, intuição e discernimento ético, por exemplo — à capacidade analítica, rapidez e precisão da IA, viabiliza a criação de soluções inovadoras, robustas e eficazes. A adoção dessa tecnologia proporciona, assim, mais eficiência operacional a empresas e organizações — além de permitir que se antecipem a demandas e desafios, identifiquem novas oportunidades de negócio e, principalmente, que cresçam de maneira sustentável.