Em pleno crescimento, o mercado de seguros aumentou 7,7% só no primeiro semestre de 2023, de acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep) e com base em informações encaminhadas pelas companhias supervisionadas pela autarquia.

A expectativa é que essa curva continue subindo. Projeções da CNSeg (Confederação Nacional das Seguradoras) indicam que, no próximo ano, o crescimento do setor deve chegar a 13%, impulsionado principalmente por produtos para responsabilidade civil, automóveis e de proteção à vida. Deve-se observar, no entanto, outras tendências relevantes que promoverão a expansão desse segmento em 2024 — como veremos a seguir.

Inovação Tecnológica

Uma das tendências mais proeminentes para 2024 é a tecnologia. As seguradoras poderão, assim, aprimorar sua precificação e gestão de riscos por meio de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML). Desse modo, será possível otimizar processos internos e, principalmente, oferecer mais e melhores experiências aos clientes.

Também é oportuno observar que os clientes esperarão cada vez mais personalização e conveniências — fatores que exigem uma considerável capacidade de análise de dados. Nesse sentido, tecnologias como IA e ML são essenciais para que as seguradoras possam antecipar as necessidades e anseios dos clientes e oferecer produtos com níveis mais elevados de personalização.

Outra tendência para 2024 é a potencialização do uso de IoT — Internet das Coisas — para oferecer seguros ainda mais personalizados por meio de coleta de dados em tempo real. É o caso, por exemplo, dos wearables (vestíveis), que permitirão a elaboração de ofertas de seguros “sob medida” ao monitorar constantemente a saúde de clientes no dia a dia.

Os clientes, assim, terão experiências mais digitais e integradas por meio de aplicativos mobile e plataformas on-line para aquisição e de gerenciamento de seguros — além de integração com outros serviços digitais. O atendimento ao cliente e o processamento de sinistros, aliás, contarão cada vez mais com chatbots e RPA (Robotic Process Automation).

A tecnologia Blockchain, por sua vez, desempenhará um papel crucial para garantir mais transparência e redução de fraudes. Há, ainda, outro fator de extrema importância para as seguradoras no ano que está por vir: a adaptação às regulamentações em constante mudança. Haverá, assim, a necessidade de investimentos em tecnologia e compliance.

A ascensão do Low-code

Outra tendência para o mercado de seguros é o Low-code, essencial para o desenvolvimento, no menor time-to-market, de aplicações voltadas ao segmento. A abordagem também possibilitará a atualização — e manutenção — de sistemas legados com muito mais facilidade, além de proporcionar uma significativa redução de custos.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma das grandes tendências para 2024. As seguradoras serão vitais na transição para uma economia mais verde não apenas pela oferta de produtos personalizados, mas por integrarem práticas sustentáveis a seus serviços. Trata-se, portanto, de um novo paradigma, no qual a preservação do meio ambiente se torna intrínseca à área de seguros.

Todavia, ainda que a mudança para práticas sustentáveis represente desafios, é importante considerar as oportunidades que pode trazer. Além disso, a sustentabilidade pode gerar inovação em seguros, abrir novos mercados e intensificar a resiliência diante de riscos ambientais. Isso, naturalmente, exigirá colaboração entre seguradoras, reguladores e consumidores — assim como uma visão compartilhada em um mercado de seguros mais verde.

Segurança cibernética

No primeiro semestre de 2023, o Brasil sofreu mais de 20 bilhões de ataques cibernéticos, ocupando um dos primeiros lugares entre os países da América Latina. A tendência, portanto, é que a demanda por seguros para esse tipo de ameaça aumente consideravelmente em 2024 — com foco na prevenção e resposta a incidentes. Também surgirão regulamentações mais rigorosas para a proteção de dados para estabelecer padrões mais elevados de segurança.

Outro aspecto que marcará essa tendência é o aumento das parcerias entre seguradoras e especialistas em cybersecurity, assim como preços e coberturas personalizadas segundo o perfil de risco específico de cada empresa, que pode incluir análises de vulnerabilidades e práticas de segurança cibernética da empresa. Além disso, educar e conscientizar clientes sobre como evitar riscos nesse sentido também será uma prioridade para seguradoras em 2024.

Agilidade e flexibilidade

O setor de seguros continuará se transformando ao longo de 2024, impulsionado pela tecnologia e inovação — além de conceitos como sustentabilidade e segurança cibernética — para oferecer mais e melhores experiências aos clientes. Abraçar essas transformações rapidamente é, portanto, essencial para as seguradoras manterem sua competitividade no mercado; afinal, sem agilidade para responder a desafios ou flexibilidade para se adaptar a mudanças, é praticamente impossível progredir em meio à concorrência cada vez mais acirrada.