A CES, ou Consumer Eletronic Show, é um evento anual que produz muita expectativa. Afinal, é o momento em que o mercado conhece os novos lançamentos eletroeletrônicos, assim como tendências de design e tecnologia, já que proporciona, aos participantes, aoportunidade de conhecer, testar e aprender a respeito de novas tecnologias e soluções inovadoras para indústrias como conectividade 5G, Inteligência Artificial (IA), robôs inteligentes e devices domésticos interconectados — entre outras.

Sediada em Las Vegas, nos Estados Unidos, a edição 2023 da feira foi realizada presencialmente entre os dias 5 e 8 de janeiro após 3 anos de pandemia — reunindo cerca de 3200 expositores (incluindo 1000 startups) para apresentar, a aproximadamente 200.000 participantes do mundo inteiro, uma nova era de inovação para áreas como transportes e mobilidade, saúde, sustentabilidade, Web3, metaverso, entre outras.

Oito tecnologias da CES 2023 para sua casa

1) 13ª geração de processadores para laptops

A Intel levou à CES 2023 os processadores i9, que prometem desempenho 49% maior em multitarefas. No Q4/2022, a fabricante já havia apresentado essa família para os desktops. Para os laptops, os novos i9 chegarão ao mercado em 2023.

2) Servidor de games residencial

A Dell apresentou o Concept Nyx, conceito de servidor de games para residências. A proposta é evitar a grande latência e aumentar a capacidade de responder melhor a larguras maiores de banda e aplicações mais elaboradas. O servidor suporta até 4 telas simultaneamente na residência e streaming de games e vídeo.

3) Novas Smart TVs

A LG apresentou as novas Smart TVs OLED G3 e C3, que possuem um brilho da imagem até 70% maior do que as encontradas hoje no mercado. Os modelos serão lançados no Brasil ainda em 2023.

A Samsung, aliás, agregou Inteligência Artificial (IA) em alguns modelos para aprimoramento da imagem. São modelos 8k de até 79 polegadas

4) Geladeira com canais de TV — ou TV que refrigera alimentos e bebidas?

A Samsung também mostrou uma geladeira inteligente, que possui uma tela de 32 polegadas Full HD. A, digamos, nova geladeira, é capaz de controlar a casa e outros aparelhos inteligentes. Além disso, conta com sistema operacional que permite sintonizar canais de TV, TikToks, galerias de fotos e vídeos do Google Drive ou One Drive.

5) Forno com Inteligência Artificial

A gigante coreana também mostrou um forno inteligente com câmera e sistema de IA. O eletrodoméstico, ou melhor, o device, promete ajustes de programação para melhor cozimento dos alimentos. Isso sem falar no mais importante: dá para transmitir a iguaria que você prepara, ao vivo e direto do forno, em suas redes sociais.

6) Gamers affairs

O publico gamer ganhou capacidade, resolução, velocidade de processamento. A Delllançou seis novos notebooks voltados para jogos, incluindo opção de tela de 18 polegadas sem bordas, placas de vídeo poderosas e armazenamento interno de até 9 TB.

A Asus apresentou o monitor ROG Swift Pro PG248QP, com 24 polegadas e taxa de atualização de 540 Hz em full HD — reduzindo em 60% o tempo de resposta.

7) Muitas opções de notebooks

Compactos, ultraportáteis e potentes. Além das opções gamers, fabricantes mostram opções de alta mobilidade. A LG anunciou o Gram Ultraslim, nova linha de modelos leves para garantir mais mobilidade sem comprometer qualidade e desempenho. O notebook tem apenas 11 milímetros e menos de 1 quilograma de peso. Mesmo sendo ultraportátil, possui o recente processador Intel Raptor Lake de 13° geração, tela OLED de 15,6 polegadas, RAM de até 32 GB e memória SSD de até 1 TB.

A Lenovo, entre outros lançamentos, apresentou o ThinkPad X1, que utiliza materiais reciclados em sua fabricação.

A Asus anunciou notebooks com tela OLED 3D, que dispensa o uso de óculos para este tipo de experiência

8) Controlador para Smart HOME

A Samsung apresentou um controlador para casas conectadas. É um hub que se conecta com outros aparelhos. Com cada vez mais devices conectados na casa, a ideia é facilitar e automatizar, por exemplo, o desligamento desses aparelhos na hora de dormir. Ele é portátil, cabe na palma da mão e, assim, pode ficar na sua cabeceira. Ou seja, você pode apertar o botão para ligar a luz, a Smart TV ou o aspirador ao regressar para o lar.

Há muito mais, certamente. Coisas incríveis e até mesmo bizarras. Há geladeira que muda de cor, carro voador, máscara de realidade virtual que lembra mais uma espécie de proteção para o fim do mundo e exoesqueletos para prevenir dores e problemas posturais — além de robôs para todos os gostos e usos.

Mas a CES 2023 trouxe, também, inovações que apontam novos horizontes para empresas e organizações.

Oito tecnologias da CES 2023 para sua empresa

1) Robô para rastrear dutos

A francesa Acwa Robotics mostrou seu robô autônomo que trafega por dutos para rastrear vazamentos. Só para ilustrar, no Brasil calcula-se que, para cada 100 litros de água tratada, 38 litros são perdidos no caminho por vazamentos, erros de leitura e furtos.

O esguio robô pode se mover e vistoriar vários quilômetros de rede de abastecimento sem interromper a distribuição. Seria um salto na racionalização do uso de água para indústrias e empresas de saneamento.

2) Inteligência espacial para controlar robôs

A 3D Exwayz apresentou um software que pode guiar 100 milhões de robôs autônomos. O sistema permite que os robôs conheçam, precisamente, sua posição no ambiente. Os fabricantes de robôs podem, assim, posicioná-los 20 vezes por segundo com grande precisão.

3) Exoesqueletos para trabalhadores de logística

A alemã German Bionic desenvolveu dois exoesqueletos para ajudar trabalhadores de logística a realizar tarefas de manuseio com maior segurança e livres de fadiga.

4) Wearable controlador de movimento

A italiana Tactigon apresentou um wearable para ensinar e controlar movimentos de dispositivos conectados. Ele é vestido no pulso e elimina a necessidade de programação para o controle de gestos para robôs, dispositivos VR/AR, impressoras 3D e drones.

5) Avanço no V2X

A especialista em comunicações Autotalks mostrou um processador de comunicação e um controlador de sinal digital preparado para a tecnologia V2X. O vehicle-to-everything (V2X) é a tecnologia que desponta para os carros inteligentes, autônomos e conectados — que, além disso, promete criar uma rede inteligente de trânsito.

6) Impressoras 3D 3 em 1

A chinesa Snapmaker uniu impressão 3D, gravação, corte a laser e escultura. A nova impressora 3D 3 em 1 possibilita mudar de função sem a necessidade de um setup demorado.

7) Sustentabilidade

Sustentabilidade talvez tenha sido o tema mais abrangente da CES 2023. A feira trouxe veículos elétricos para serviços logísticos — ou serviços postais, por exemplo. E a gigante John Deere, que produz máquinas agrícolas, apresentou seu equipamento que promete economizar até 60% dos fertilizantes na agricultura.

8) Metaverso

Embora ainda pareça pouco palpável, o metaverso vem ganhando fôlego. Na CES, empresas como a Microsoft demonstraram que a plataforma ou tecnologia está sendo usada para promover a colaboração entre empresas — especialmente por meio de trabalho híbrido ou remoto.

Os desenvolvimentos, produtos e serviços ainda são incipientes, mas a CES demonstrou também que o metaverso é uma tendência de mídia. Empresas de entretenimento (cinema e games, por exemplo) vêm investindo nessa tendência, apostando em mudanças na forma de produção e entrega do segmento.

É preciso, portanto, ficar de olho. A CES pode ser compreendida sob várias perspectivas. CMOs (Chief Marketing Officers) verão um novo mundo para o relacionamento de marcas e consumidores que passará pelo metaverso, pela Inteligência Artificial, pela realidade aumentada (RA) e pela realidade virtual (RV).

Sob a ótica de um CFO (Chief Financial Officer), por outro lado, há muita inovação no caminho de racionalização de custos e geração de valor — que, naturalmente, passará por IoT (Internet of Things), robótica,  e Inteligência Artificial.

A CES, ou Consumer Eletronic Show, é, no frigir dos ovos, uma grande vitrine mundial da inovação. Há, evidentemente, promessas longínquas — e tendências irrefreáveis, também. Nesse sentido, do ponto de vista empresarial, é necessário identificar, entre tais novidades, as oportunidades de inovação que gerarão resultados.

CES 2023 em números

  • Quase 2,2 milhões de pessoas impactadas (70% maior que a CES 2022);
  • Mais de 3.200 expositores, incluindo 1.000 novos expositores;
  • Quase 200 mil pessoas de mais de 100 países diferentes;
  • 800 mídias globais, de mais de 60 países, cobrindo o evento;
  • 60% das empresas da Fortune 500 representadas.