Preparar-se para o futuro trará exige uma forte compreensão do presente, dada a rapidez com que o mundo se transforma dia após dia — além de uma boa dose de pragmatismo.  Deve-se observar, aliás, que tais características são especialmente valiosas em um cenário de transformações tecnológicas, instabilidades de mercado e mudanças de comportamento dos consumidores — principalmente do ponto de vista da inovação.

Nesse sentido, é interessante citar um artigo da Harvard Business Review, que aponta o êxito de grandes empresas norte-americanas como fruto da reinvenção de seus modelos de negócios ao longo dos anos — e, principalmente, da capacidade de conectar suas estratégias com processos de inovação. Muito bem — mas fica a pergunta: por que é tão difícil desenvolver e manter a capacidade de inovar em uma organização? As razões são profundas — e têm raízes na falta de um planejamento estratégico de inovação.

Seja como for, antes de falar sobre o futuro é importante observar que os desafios e mudanças que ocorreram nos últimos anos não serão menores no ano que está por vir. Será necessário lidar com o pós-pandemia, questões econômicas complexas, um cenário geopolítico conturbado e o desenvolvimento tecnológico cada vez mais rápido. Aqui estão, portanto, considerações e insights sobre alguns pontos fundamentais e tendências que podem e devem ser considerados, por empresas e organizações, em seus planos de inovação para 2023.

A transformação digital continuará acelerada

A inovação e o desenvolvimento de tecnologias transformadoras continuarão em ritmo acelerado no ano que está por vir — como, por exemplo, IA (Inteligência Artificial), internet das coisas (IoT), realidade virtual (VR) e aumentada (AR), cloud computing, Blockchain e o próprio 5G. É necessário, no entanto, que as organizações mantenham em perspectiva a importância de implementar as tecnologias mais adequadas aos respectivos processos ou operações.

O novo consumidor e o futuro phygital

Ao estabelecer o plano de inovação para 2023, as empresas, naturalmente, devem manter em perspectiva a importância de conhecer a fundo os hábitos, costumes e atitudes dos usuários para criar verdadeiros relacionamentos e impactá-los, identificando gaps de consumo para desenvolver elos de engajamento que vão além da própria operação comercial (e vale ressaltar que as mídias sociais são ferramentas eficientes nesse sentido).

Mas o ponto, aqui, é considerar a vantagem oferecida a esse novo cliente. Ou seja, ainda que o e-commerce possa satisfazer o imediatismo dos tempos em que vivemos, é necessário enxergar pelos olhos do usuário para, dessa maneira, compreender a importância da conveniência na oferta (on-line e off-line) do negócio. Ou seja, é necessário incorporar a funcionalidade do digital à experiência física do usuário e proporcionar uma experiência phygital para melhorar sua identificação com a marca em qualquer canal.

Sustentabilidade

Um aspecto de suma importância a ser considerado em 2023 é a sustentabilidade. De acordo com o Gartner, as mudanças ambientais e sociais são uma das principais prioridades para empresas e organizações atualmente — e, em outras palavras, isso significa buscar soluções inovadoras para atender aos critérios ESG (Environment, Social and Governance). É interessante, aliás, observar que iniciativas com impacto social ou ambiental são amplamente reconhecidas — e elevam o grau de fidelidade de clientes por uma marca ou serviço.

Interatividade e imersão

Outro fator que pode — e deve — ser considerado é o anseio dos consumidores por interatividade e imersão. Isso ocorrerá, evidentemente, no metaverso, ambiente em que possibilitará a interação com marcas e outros consumidores por meio de tecnologia imersiva (3D e realidade virtual). Será (já é, na verdade) possível comprar em lojas virtuais, experimentar representações de roupas, joias e acessórios por meio de avatares, entre outras ações. As possibilidades são infindáveis — e terão grante impacto no varejo on-line e off-line.

Busca por novos talentos

Há, ainda, a intensificação na busca por novos talentos em 2023. Um estudo da McKinsey apontou para uma forte reavaliação de prioridades e mudança de valores, em que muitos profissionais deixaram seus cargos para atuar em outras áreas. A carreira e a remuneração agora têm, portanto, um papel menos importante em relação a saúde e autonomia — e, para reter talentos, é necessário que as organizações se concentrem nos valores de seus colaboradores, de maneira tangível no dia a dia, por meio de  um tratamento mais humano e menos transacional (employee experience).

Nexmuv: inovação com resultado

Esses são alguns dos aspectos mais relevantes em um plano de inovação para 2023. Nesse sentido, porém, deve-se considerar que, para lidar com tais desafios, contar com um parceiro  cuja especialidade é auxiliar empresas e organizações na adaptação a um mundo em constante transformação — e que desenvolve soluções que agregam valor aos negócios de seus clientes — certamente trará excelentes resultados. Fale com a gente hoje mesmo: https://www.nexmuv.com.br/