Há um certo grau de romantismo (e talvez ingenuidade) quando se imagina que grandes ideias surgem do nada. A verdade, porém, é que nem sempre (ou muito poucas vezes) as coisas são assim. No caso das empresas, por exemplo, é necessário estabelecer processos sistematizados para delinear os caminhos que levarão a soluções inovadoras de fato. Ou seja, a gestão da inovação é de extrema importância para que uma organização se mantenha competitiva.

Para todos os efeitos, pode-se afirmar que tudo começa com a gestão de insights para reconhecer as oportunidades de promover inovação — e as etapas, nesse sentido consistem na identificação, criação, validação e desenvolvimento de conceitos para implementar soluções. Vale ressaltar que, segundo Peter Drucker, a maioria das inovações — principalmente as mais bem-sucedidas — provêm de uma busca consciente (e intencional) de oportunidades de inovação.

Fontes de inovação

Ainda de acordo com Drucker, há sete fontes de oportunidades para a inovação em empresas e organizações, a saber:

INTERNAS

O inesperado

Trata-se do sucesso inesperado, o fracasso inesperado, o evento externo inesperado. Um exemplo emblemático foi a criação do Airbnb logo após a crise financeira de 2008. Outro é a própria crise desencadeada pela pandemia de covid-19, que acelerou sobremaneira a transformação digital.

A incongruência

É o fator que está entre a realidade como ela é de fato e a realidade como deveria ser. Um bom exemplo nesse sentido: as indústrias de aço em países desenvolvidos fracassavam nas margens de lucro no período entre 1959 e 1970 — em outras palavras, uma incongruência. A solução inovadora para mudar esse quadro veio, no entanto, com a construção de fábricas com dimensões reduzidas.

A necessidade do processo

Ocorre quando o processo é insatisfatório e demanda novas soluções. A utilização de robôs com Inteligência Artificial (IA) para automatizar processos em linhas de produção, por exemplo, foi uma inovação recente que teve grande impacto na produtividade das diversas empresas e organizações.

Mudanças estruturais

Consistem na alteração na estrutura do setor ou do mercado, que pega a todos desprevenidos. É o caso do consumo de canudos de plástico, que diminuiu a partir do aumento da consciência ambiental. Isso fez com que as empresas passassem a utilizar outros produtos para fabricá-los — como aço inox, por exemplo, para permitir a reutilização dos canudos.

EXTERNAS

Mudanças demográficas

São alterações demográficas significativas como, por exemplo, envelhecimento da população, crescimento da classe média, aumento do número de pessoas com altíssimo poder aquisitivo, insegurança urbana, modificação no papel da mulher, diminuição das famílias, dificuldade na mobilidade urbana, adiamento do casamento e do primeiro filho, entre outras. Um exemplo é a própria criação do Pix como estratégia para a inclusão bancária de uma parcela significativa da população brasileira — especialmente trabalhadores informais.

Mudanças em percepção

Quando há alterações na percepção, na disposição ou no significado. Por exemplo, a visão da população quanto à necessidade de saúde e qualidade de vida levou à criação de diversas oportunidades  na área de fitness e educação física, assim como à abertura de estabelecimentos como academias, spas e restaurantes de comida natural — além da produção de alimentos especiais e novos suplementos. Há, ainda, empresas que fabricam equipamentos para exercitar o corpo em casa. Vale notar que as mudanças na percepção não alteram fatos, mas modificam o seu significado — e de maneira extremamente rápida

Conhecimentos novos

Podem ser tanto científicos como não científicos, e vale notar que tais fatores são os mais difíceis de controlar — além de serem imprevisíveis. Ou seja, para ser eficaz, este tipo de inovação exige, normalmente, mais do que um tipo de conhecimento. Um exemplo clássico é o da empresa britânica De Havilland desenvolveu o primeiro avião a jato para passageiros sem considerar a configuração de carga da aeronave, ou seja, de maneira que fosse vantajosa para companhias aéreas, e também não avaliou se poderiam poderiam adquirir um avião tão caro. Consequentemente, as empresas americanas Boeing e a Douglas passaram a dominar a indústria dos aviões a jato.

Inovação com resultado

A conclusão, portanto, é que inovação pode surgir a partir de ideias geniais, mas na maioria esmagadora das vezes é fruto de empenho e trabalho. É essencial, porém, reconhecer seu papel em um mundo cada vez mais tecnológico e dinâmico. E a nossa missão é auxiliar empresas e organizações na adaptação a essa nova realidade — que está em constante transformação. Entre em contato e saiba como a Nexmuv pode ajudar seu negócio: https://www.nexmuv.com.br/