Não é novidade que empresas em todo mundo venham se aprofundando na transformação digital para acompanhar as mais avançadas tecnologias — e, em meio a essa onda de disrupção, o fato é que o comércio eletrônico progrediu consideravelmente. No entanto, durante a pandemia de Covid-19 — período em que as organizações lutavam para sobreviver, já que boa parte da população se manteve fechada em casa — os negócios realizados por meio de e-commerce simplesmente explodiram.

Tal cenário levou a uma saturação desse mercado, e as organizações de comércio eletrônico passaram, assim, a buscar diferenciais competitivos para aumentar a eficiência operacional, elevar vendas e reduzir custos, a fim de lidar com a concorrência cada vez mais acirrada. Sob tal contexto, as plataformas low-code representam, para todos os efeitos, um caminho certeiro para potencializar a gestão dos ecossistemas de e-commerce e, desse modo, alcançar tais objetivos.

As plataformas de comércio eletrônico low-code simplificam o desenvolvimento de aplicações para negócios on-line, já que possibilitam a criação de módulos para funções genéricas e repetitivas. Além disso, seu ambiente visual permite que os desenvolvedores arrastem e soltem esses componentes para criar aplicativos web ou mobile rapidamente — ou mesmo realizar alterações constantes, seja para atender às exigências dos clientes (e do mercado) ou para ações especiais como lançamentos e promoções, por exemplo.

Vantagens do low-code

A abordagem low-code possibilita, portanto, a criação de aplicativos e softwares operacionais de maneira rápida e descomplicada. Por ser alocada em nuvem, essa tecnologia permite que as equipes resolvam rapidamente problemas e alterações que, antes, consumiam um tempo valioso em poucas linhas de código. Os processos tornam-se, assim, mais ágeis e eficientes, viabilizando uma entrega de valor alinhada às necessidades do varejo on-line. Vale destacar, nesse sentido, uma projeção do Gartner na qual 70% dos novos aplicativos, em 2025, utilizarão soluções low-code.

Conheça alguns dos benefícios que o low-code proporciona a empresas no segmento de e-commerce:

  • Menor necessidade de habilidades técnicas

As ferramentas low-code reduzem a necessidade de conhecimento técnico para desenvolver sistemas — já que, por meio de uma interface simples, os usuários podem executar e monitorar visualmente os processos para adicionar novos recursos a uma aplicação. Tal característica permite, ainda, que todas as equipes de negócios em uma empresa de comércio eletrônico entendam e participem do processo de desenvolvimento sem a assistência de um especialista em TI.

  • Desenvolvimento mais rápido e democratizado

Outrora um processo isolado e executado exclusivamente por desenvolvedores, a programação de um aplicativo costumava ser realizada sem o envolvimento de outras equipes — e, por consequência, muitas vezes os requisitos necessários ao negócio não eram atendidos. As soluções low-code, porém, possibilitam estabelecer um ambiente acessível e colaborativo, em que todos os times de negócios contribuem com ideias inovadoras — acelerando, assim, o processo de desenvolvimento.

  • Time-to-market mais rápido

O desenvolvimento de software sempre representou um gargalo para montar uma loja on-line, já que os extensos processos de hard-coding e testes de código invariavelmente implicavam em atrasos na entrega do aplicativo — e, por consequência, afetavam as vendas. Contudo, segundo a Forbes, tal processo pode ser 10 vezes mais rápida com soluções de low-code. Os componentes prontos para uso e o ambiente visual desse tipo de ferramenta proporcionam maior produtividade ao desenvolvedor — enquanto a tomada de decisão é facilitada graças a seus recursos colaborativos. As organizações de e-commerce podem, assim, criar e validar suas aplicações mais rápido do que nunca, reduzindo drasticamente o time-to-market e aumentando a vantagem competitiva sobre seus concorrentes.

  • Modernização dos principais recursos e sistemas

A abordagem low-code permite que, com o ganho de tempo proporcionado pelos módulos prontos, os desenvolvedores se concentrem na modernização dos principais recursos de maneiras criativas, a fim de que a aplicação permaneça alinhada aos processos de negócio da empresa.

  • Melhores experiências para o cliente

O êxito de lojas on-line está atrelado a esforços contínuos para proporcionar experiências agradáveis, simplificadas e imersivas aos clientes — e a abordagem low-code oferece diversos benefícios nesse sentido. Ao lidar com o back-end, a tecnologia permite que os desenvolvedores se dediquem ao design da interface. Além disso, o desenvolvimento iterativo das ferramentas low-code permite o aprimoramento contínuo dos aplicativos de acordo com o feedback dos consumidores. 

  • Redução de despesas e maior receita

Com uma abordagem low-code, as organizações de e-commerce não necessitam de grandes equipes de desenvolvedores para criar um aplicativo, aspecto que se traduz em uma considerável redução de custos. Além disso, o time-to-market rápido contribui para o aumento de vendas — e, por consequência, de receita.

Novas melhorias e oportunidades do low-code

A tendência, portanto, é que o low-code se expanda cada vez mais e, além de oferecer inúmeras vantagens e benefícios ao comércio eletrônico, também abra portas para melhorias e oportunidades. Por exemplo, potencializar o omnichannel por meio do cruzamento de dados em diversas plataformas, e aprimoramento da segurança cibernética — uma vez que permite o monitoramento de todas as etapas do e-commerce em um único ponto —, entre outras.

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