Realizado anualmente, o Web Summit é a maior conferência de tecnologia do planeta — e seu foco são as empresas de todo o mundo que estão em busca de inovação. O evento, vale destacar, também é reconhecido por antecipar tendências e, principalmente, por oferecer respostas inovadoras aos desafios atuais. A edição 2022 teve novamente Lisboa, a bela capital portuguesa, como sede, nos dias 2, 3 e 4 — e reuniu cerca de 70 mil participantes de mais de 160 países.

 

Deve-se observar, aliás, que de acordo com o Financial Times, a conferência contou com aproximadamente 2.300 start-ups na edição deste ano. Diversos temas, conteúdos e tendências foram comentados entre os participantes ou abordados em palestras ao longo do evento, como Web3, metaverso, NFTs, sustentabilidade e ESG, entre outros. Aqui estão, portanto, alguns insights interessantes a respeito desses tópicos:

Web3, Blockchain e metaverso

 

Um dos assuntos mais comentados entre os participantes ou em palestras foi a Web3, que pode ser definida como uma nova etapa da internet, na qual os usuários terão mais privacidade e autonomia tanto em ações e armazenamentos de dados quanto em transações. A proposta, nesse sentido, é descentralizar as informações concentradas em grandes companhias (como Google, por exemplo) — e possibilitar a utilização de novas plataformas para as atividades on-line.

 Contudo, isso só será possível por meio da tecnologia blockchain, que pode ser descrita como um livro-caixa criptografado, cujas operações são registradas de maneira permanente — e imutável. É importante considerar, ainda, que esse sistema é compartilhado e qualquer indivíduo (por meio de plataformas que permitam tal ação) pode registrar informações.

Em outras palavras, isso significa que apenas quem está envolvido na operação tem acesso a tais registros. Um exemplo são as transações realizadas por meio de NFTs (non-fungible tokens ou, em português, tokens não-fungíveis), que são realizadas diretamente — ou seja, sem intermediários. E a expectativa é que, assim, o futuro traga cada vez mais plataformas e, assim, novas alternativas para os usuários.

Outro tema em destaque no Web Summit 2022 foi o metaverso, ambiente digital compartilhado e imersivo que simula espaços físicos — no qual os usuários poderão conviver por meio de avatares (bonecos virtuais customizados) em 3D e fazer tudo o que é possível no mundo real — não importa o local em que estiverem. Também será possível passar de um universo on-line a outro sem perder a identidade e os itens adquiridos. Nesse novo mundo virtual, aliás, estarão também os NFTs — que já vêm sendo utilizados para negócios (com obras de arte digitais, por exemplo) por meio de Blockchain.

É importante notar, ainda, que uma das características principais do metaverso é a interoperabilidade, ou seja, a capacidade de  circular entre várias plataformas sem precisar mudar de perfil, além de interagir com outros usuários, compartilhar serviços e recursos, conectar-se socialmente, realizar atividades (ir a shows on-line, por exemplo) ou mesmo gerenciar diversas wallets (com apenas uma será possível  armazenar moedas e recursos e fazer transações em todos os ambientes). Para que se tenha uma ideia, na internet atual, cada plataforma possui base de dados própria — e é preciso criar um perfil para cada uma.

Sustentabilidade e ESG

As questões relacionadas com a baixa adesão às práticas de redução de emissão de carbono, assim como a sustentabilidade em empresas e organizações, também foram abordadas ao longo da abertura do Web Summit 2022.Líderes de tecnologia, políticos e ativistas foram, assim, convidados para debater sobre a importância da utilização da tecnologia para ajudar a amenizar os problemas sociais e ambientais — além, naturalmente, do alinhamento com as normas de ESG (Environmental, Social e Governance).

 

Inovação e resultados

Esses foram alguns dos aspectos mais relevantes na pauta do Web Summit 2022  — cuja edição 2023 será realizada no Rio de Janeiro. A importância do evento traduz um dos aspectos essenciais para empresas: a adaptação, por meio de soluções inovadoras, a um mundo que está em constante transformação. E é isso o que fazemos: ajudamos organizações a evoluir para uma realidade cada vez mais dinâmica e competitiva, aplicando inovação em tudo o que entregamos. Fale conosco hoje mesmo: https://www.nexmuv.com.br/