Afirmar que a eclosão da pandemia trouxe um cenário insólito é, no mínimo, puro eufemismo. Mas o fato é que esse período evidenciou a importância da adaptação e flexibilidade para a sobrevivência de empresas — mesmo as que já se encontravam em plena transformação digital. E, principalmente, fortaleceu a compreensão de que a inovação constante é imprescindível para que as organizações se mantenham relevantes e competitivas.

 

Conheça, portanto, algumas perspectivas interessantes sobre os tempos que virão:

 

Um novo modelo de trabalho

A necessidade de acelerar o processo de transformação digital provavelmente encontre seu aspecto mais emblemático no curto prazo para implantar o trabalho remoto, estratégia que, aparentemente, veio para ficar — mas representou um teste de proporções consideráveis às organizações. Segundo Henrique Campos, professor do Centro de Excelência em Varejo da FGV, “a configuração do trabalho mudou, com deslocamentos menores, jornada híbrida e a ainda forte presença do home office“.

 

Mais resiliência e gestão do conhecimento

Talvez seja possível afirmar que, após dois anos, muitas empresas estão mais resilientes, já que ao longo desse período surgiram modelos inovadores de negócios, processos foram reformulados e novos canais foram desenvolvidos. A gestão do conhecimento nessas organizações foi, portanto, fortalecida — possibilitando o desenvolvimento de estratégias e soluções inovadoras, através da conexão entre colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes, em um fluxo contínuo de aprendizagem.

 

Uma nova jornada do cliente

Deve-se considerar, ainda, que a transformação digital tornou-se fundamental mesmo em um contexto de retomada. Há um novo consumidor — com novos comportamentos, hábitos e expectativas que mudaram a forma como as empresas vendem seus produtos e serviços. Esse cliente, deve-se destacar, exige que seu relacionamento com as marcas seja personalizado e assertivo.

 

Isso significa que é necessário atender suas necessidades em todos os canais de venda (on-line e off-line) — e de forma integrada. A loja física, assim, torna-se um elo fundamental para entender a jornada de compra e os perfis de consumidores ao coletar informações essenciais para decisões estratégicas e hiperpersonalização. Sim, em outras palavras a loja física transformou-se no canal principal, que proporcionará a experiência e a fidelização do cliente.

 

O conceito phygital

Surgiu, assim, o conceito phygital, ou a união dos canais físicos e digitais — que consolida a abordagem omnichannel. O consumidor pode, assim, navegar em um website, ir à loja para experimentar o produto e finalizar a compra. Ou pode, ainda, entrar em uma loja, olhar um produto, finalizar a compra pelo smartphone e recebê-la em casa, sem perder tempo com checkout.

 

Aqui, aliás, é oportuno mencionar que, de acordo com Jean Paul Rebetez, sócio-diretor da consultoria de negócios Gouvêa Consulting, “não existe mais barreira entre físico e online. As empresas que não estruturarem seus canais digitais poderão sofrer no ponto físico, mesmo com a volta das compras presenciais”.

 

A chegada do 5G

A chegada do 5G vem causando grande expectativa — e isso é plenamente justificável. Afinal, espera-se que a nova geração de internet móvel ofereça alta capacidade de banda, ou seja, baixa latência (tempo de resposta), conexões mais estáveis e conectividade massiva — que é a possibilidade de conectar muitos devices ao mesmo tempo (cerca de um milhão por quilômetro, ou seja, uma quantidade dez vezes maior que o 4G).

A tecnologia permitirá o acesso aos serviços na nuvem a partir de qualquer dispositivo. Também potencializará a utilização de IA (Inteligência Artificial) nas organizações e, por consequência, facilitará o aprendizado da máquina (learning machine) — além de trazer mais velocidade para a análise de dados. As organizações, assim, poderão oferecer insights mais assertivos a seus clientes e personalizar ainda mais as vendas.

Uma nova realidade à frente

Estes são apenas alguns aspectos sobre o cenário pós-pandemia do ponto de vista da inovação. Deve-se manter em perspectiva, no entanto, que mesmo diante do arrefecimento da disseminação da Covid-19, a transformação digital consiste em um processo contínuo — e irreversível. E, principalmente, que empresas e organizações podem (e devem) estar preparadas para lidar essa nova realidade por meio das mais avançadas (e inovadoras) abordagens e tecnologias.

 

Sobre a Nexmuv

Somos uma empresa de tecnologia que aplica inovação em todas as entregas. Existimos para ajudar nossos clientes a se adaptarem, por meio das mais promissoras tendências, a um mundo em constante transformação — e desenvolvemos soluções digitais viáveis, que agregam valor aos negócios de empresas e organizações. Saiba mais sobre nós — acesse www.nexmuv.com.br